sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Reciclar, Inovar, Modernizar!

Umas das mais recentes tendências de moda, que parece ter vindo para ficar, são as roupas com aplicações. Estas são das mais variadas desde brilhantes, lantejolas, botões, penas, missangas, rendas, bordados ou até conjugações de estampados. Ora, estas peças são normalmente caras porque estas aplicações tornam as roupas originais e é diferente fazer uma camisola lisa ou aplicar dezenas ou centenas de brilhantes. A solução é, por isso, fazer as próprias peças. Passo a explicar. Hoje em dia é muito fácil encontrar lojas ou retrosarias onde se pode comprar essas mesmas aplicações. E há tantas opções que se até se torna difícil fazer uma selecção. Depois é só ter um pouco de criatividade e inspiração e pode transformar uma peça de roupa simples e já velhota, numa camisola, casaco ou vestido moderno e cheio de brilho ou cor. 

Hoje vou dar 5 sugestões de roupas "Do it yourself" (DIY). Espero que gostem!

- Sapatos: A primeira ideia que vou apresentar é muito útil quando temos uns sapatos mais simples que adoramos mas que já têm a  pele um pouco desgastada ou que precisam de um pouco mais de brilho para uma ocasião especial. Comprem uns brilhantes ou missangas de uma cor que gostem (encontram em qualquer retrosaria ou até nas lojas dos chineses), cola e sejam imaginativas. Aqui ficam algumas fotos.



Nota: Este passo pode ser omitido se comprarem pedras sem aquele suporte da direita. Este serve para utilizar em camisolas porque torna-se mais fácil de cozer as pedras.







Nota: A colocação das pedras fica ao critério de cada uma. Podem ser de várias cores e podem aplicar-se em todo o sapato, da mesma forma.


 - Colar: Esta ideia não é bem para transformar, porque se faz o colar do zero. Mesmo assim é muito fácil. Usam-se materiais baratos e fica-se com uma peça única. Precisam de pedras como na ideia anterior (aqui vão precisar do tal suporte metálico), tesoura, cola, um quadrado de PVC (material transparente que encontram numa papelaria), uma corrente com fecho (podem usar a de um fio que tenham estragado), papel e agulha. Neste caso vou mostrar passo a passo.



Passo 1: Desenham numa folha de papel o formato do colar que desejam. Neste caso é triangular

 Passo 2: Recortam o molde que fizeram



 Passo 3: Colam com fita-cola (não muita, para não marcar o PVC) o molde ao quadrado de PVC.

 Passo 4: Recortam o PVC de acordo com o molde em papel e ficam com a base do vosso colar.


Passo 5: Façam um esquema com as pedras para saberem como querem colocar antes de colar.

Passo 6: Ponham um pouco de cola em cada pedra, com a ajuda de um pauzinho, palito ou pinça.

Passo 7: Colam as pedras no PVC pressionando durante uns segundos para ficar bem colado.

Passo 8: No fim de colar, de acordo com o padrão que quiserem, deixam secar pelo menos 12 horas.

Passo 9: Depois de seco, façam um furo de cada lado, com uma agulha onde vai passar a corrente. Também podem dobrar as pontas do pvc e cozê-las para criar um espaço para a corrente passar.



Passo 10: Façam passar a corrente no espaço/buracos do PVC e ficam com um lindo e original colar.



 - Casaco: A próxima ideia é inspirada na colecção de gabardinas da Burberry, que vêm "abrilhantadas" com aplicações em pedraria. Esta ideia é muito simples e fica sensacional em casacos compridos ou gabardinas mais escuras. Neste caso os brilhantes são colocados nos bolsos e gola. Mas sejam criativas e façam ao vosso gosto. Precisam de pedras à escolha (comprar pedras que por baixo tenham buraquinhos porque vai ser precisam cozê-los. Se perguntarem na retrosarias, não há engano). Depois o normal, tesoura, cola, agulha e linha.







Nota: É para este passo que são necessários os buraquinhos no suporte da pedra para que seja possível cozer ao tecido. Ponham um pouco de cola na mesma, mas no tecido não há outro remédio senão cozer.







Nota: Cá está, ficam com um casaco diferente e brilhante. Pensem noutros materiais ou padrões que podem usar. Botões também dá um efeito engraçado assim como flores em tecido que também são fáceis de encontrar ou fazer.



- Colarinhos: Esta ideia é óptima para quem tem camisas muito simples e sem graça, ou simplesmente precisa de uma peça mais sofisticada e moderna. Neste caso, em vez de pedraria que fica um pouco pesada nos colarinhos,. optem por pérolas de vários tamanhos (até há fios de pérolas já feitos que podem aproveitar) e brilhantes mais pequenos que possam cozer. Nos colarinhos não dá para colar, por isso têm de escolher peças que dê para cozer. Uma dica: se tiverem brincos sem par ou que já não usem, podem aproveita-los para esta ideia e assim não precisam de cozer (furam mesmo o colarinho da camisa).



Nota: Aqui está o tal aproveitamento dos brincos que falava.



Nota: Assim se fica com uma camisa completamente renovada. Neste caso só as pontas do colarinho foram "abrilhantadas", mas pode encher-se todo o colarinho ou mesmo colocar algumas aplicações na própria camisa. Como sempre....usem a imaginação.



- Camisolas: Depois de verem esta transformação é totalmente proibido deitar fora camisolas com rasgões nas costas ou com malhas desfiadas atrás. Esta ideia resume-se a aplicar uma fita numa camisola, mas o resultado é surpreendente. Precisam de uma camisola. Se tiver uma abertura atrás melhor, senão têm de fazer essa abertura, com a forma que quiserem. Neste caso, a camisola já tinha uma abertura e era em U. Depois escolham uma fita de cor a combinar e mãos à obra.



Nota: Neste caso, a camisola já tinha uma ligação nas costas que teve de ser cortada com cuidado. O mesmo cuidado é preciso caso façam a abertura na camisola.



Nota: Ao cozer a fita nos 2 lados é preciso assegurar que ficam posicionadas de igual forma e centradas.



Nota: Aqui fica então esta camisola, óptima para aqueles dias de sol, mas frios. De fato, uma camisola de Inverno pode, desta forma ser aproveitada nos primeiros dias da Primavera.


Bom, estas foram as ideias mais originais que fui encontrando noutros blogs e sites DIY (do it yourself). Há milhares de sugestões que podem aproveitar, umas mais fáceis, outras mais criativas, mas de certeza encontram aquela que se adequa a vocês. Tentei fazer uma compilação de ideias para vários tipos de peças e escolhi as que envolviam menos materiais, porque o objectivo é conseguir uma peça única, sem gastar muito. Agora desafio as que se quiserem aventurar no corte e costura a mandar fotos, com os vossos resultados para saracarvalho1612@gmail.com, que prometo publicar num artigo, quando tiver material suficiente. Eu própria já tenho uma camisola DIY que depois mostro também!

Divirtam-se e Boas Compras!


Sem comentários:

Enviar um comentário